Sobre o 27º BPM

O 27ºBatalhão de Polícia Militar – foi criado pelo Decreto Estadual  nº 42.852 de Dezembro de 2004, e Portaria 25/DA/2004 de 17Dez04 data em que a então Companhia de São Sebastião do Cai foi elevada em Batalhão, sendo órgão de execução de Policia Ostensiva da Corporação, responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios de São José do Hortêncio, Harmonia, Tupandi, Bom Principio, São Vendelino, Feliz, Vale Real, Linha Nova, Alto Feliz e São Sebastião do Cai, tendo como área de ação somando um total de 10 municípios. O 27º Batalhão de Policia Militar instalou sua sede do municipio de São Sebastião do Cai em 17 de dezembro de 2004, localizado na rua São Lourenço, nº1097, por ocasião de sua transferência do município de Santo Ângelo, por ato do Comandante Geral.  Possui como destaque participações  em grandes eventos regionais, através das funções Constitucionais da Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

Foi instituido como Patrono do 27ºBPM com sede em São Sebastião do Cai, pelo Decreto 45.013 de 23de Abril de 2007 o Coronel “PM SUMERVAL SILVEIRA”.

Seu 1° comandante foi o Maj QOEM JOSÉ DE JESUS CIRNE DA SILVA, conforme publicação contida no D.O.E nº 249, de 31Dez04.