Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Acesso à Informação

Farmácia Comunitária

A Farmácia Comunitária do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre foi criada em 03/ 05/ 2000 por um grupo de 11 voluntários civis e militares ligados à Brigada Militar. Com o passar do tempo, houve alterações na composição do mesmo de acordo com a disponibilidade de tempo dos seus membros. 

Atualmente, são cerca de vinte cinco, a maioria de servidores ativos e aposentados da BM, civis e militares. Existem, também, aqueles que nunca tiveram vínculo com a Corporação, inclusive estudantes. Todos doam o seu tempo para auxiliar os nossos pacientes necessitados. 
A área física foi adaptada no térreo do prédio onde é localizada a JPMS/H, junto ao Hospital, na rua Castro de Menezes, 155, bairro Cristal. Inicialmente, contava apenas com uma sala para atendimento (dispensação) e um depósito. Face à demanda, foi expandindo-se, e hoje conta com mais 3 ambientes. 

Objetivo: 
A Farmácia Comunitária do HBM/PA visa a atender às necessidades dos pacientes de menor poder aquisitivo da Corporação (praças, alguns servidores civis e dependentes). 

Funcionamento: 
Os voluntários podem optar pelo dia e turno em que desejam trabalhar. Cada turno tem uma equipe, com um responsável. São fornecidos vale-transportes para os voluntários que necessitam, por colaboração do Movimento Assistencial da Brigada Militar (MABM). 
A supervisão é realizada por Oficial médico. Existe um farmacêutico responsável, o Cap QOES Alessandro da Silva. 
Além do atendimento aos pacientes é realizada a triagem dos remédios quando são verificadas as condições dos mesmos e realizada a aglutinação nas caixas, para posterior doação. 
O fornecimento de medicamentos ocorre mediante receita médica, com exceção da distribuição de preservativos que é executada em convênio com a Secretaria da Saúde e baseia-se exclusivamente em amostras grátis doadas, principalmente, por médicos e laboratórios. 
É indispensável a comprovação de vínculo com a BM, através da apresentação da carteira funcional. As receitas devem ser em duas vias, sendo a segunda retida para fins de estatística e controle pelos laboratórios. 
O atendimento é diário, de manhã (das 9:00 às 11:00 h) e à tarde (das 15:00 às 17:00h), de segundas a sextas-feiras. Foram atendidas, desde a fundação, mais de 10.000 receitas. 

Necessidades: 
Há necessidade permanente de captação de remédios, através de doação. Novos voluntários são sempre bem-vindos, uma vez que, por haver vínculo trabalhista, a rotatividade é relativamente alta. 
Brigada Militar