Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Missão, Valores e Princípios

Missão

Promover a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública em parceria com a comunidade a fim de contribuir para a segurança pública no Estado do Rio Grande do Sul.

Visão

Ser reconhecida pela sociedade como uma polícia moderna, profissional e efetiva nas suas ações exercendo na plenitude as funções policiais para proteção do cidadão.

Valores

  • Hierarquia e Disciplina;
  • Transparência e Probidade;
  • Legalidade e Responsabilidade Social;

Hierarquia e Disciplina

A hierarquia militar é a ordenação da autoridade em níveis diferentes, dentro da estrutura da Brigada Militar, sendo que a ordenação se faz por postos ou graduações e, dentro de um mesmo posto ou de uma mesma graduação, se faz pela antiguidade no posto ou na graduação, consubstanciada no espírito de acatamento à sequência de autoridade.

Já a disciplina militar é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam a Instituição e coordenam o seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se pelo cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos seus componentes.

Transparência e Probidade

A transparência é um valor que decorre do Estado Democrático de Direito objetivando e legitimando as ações praticadas pelo ente Estatal. A Brigada Militar garantirá o direito de acesso à informação, o qual será franqueado, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

Enquanto que a probidade é o agir da Brigada Militar sempre de acordo com os princípios éticos e morais da nossa sociedade, tratando-se de um valor norteador de todos os atos emanados do administrador público, que deve respeito às leis e às normas, dentro dos limites éticos e morais. A probidade constitui-se um verdadeiro dever funcional do agente que atua em nome do Estado, devendo este, no exercício de suas funções e com zelo ao patrimônio público, buscar sempre o interesse público primário.

Legalidade e Responsabilidade Social

As ações da Brigada Militar estão em consonância com o princípio da legalidade, norteando todas as suas iniciativas, as quais devem estar sempre autorizadas pela lei. Ela representa uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais, definindo-os e estabelecendo os limites da atuação que tenha por objeto a restrição ao exercício de tais direitos em benefício da coletividade.

Já a Responsabilidade Social é o compromisso que a Brigada Militar tem para com a população, expressada por meio de atos e atitudes que afetam positivamente os integrantes da sociedade gaúcha. Ela tem como pressuposto a atuação voluntária, em que se adota posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar das pessoas. As práticas de Responsabilidade Social permeiam toda nossa história e devem ser fortalecidas, como forma de agregarem valor ao nosso trabalho e melhoria da qualidade de vida de todos.

Brigada Militar