Sobre o 32º BPM

prédio do batalhão
32º BPM

A Brigada Militar se faz presente no município de Sapiranga, desde a emancipação do município ocorrida no ano de 1955, pois em 18 de agosto daquele ano instalou seu primeiro contingente, contando, até 1969, com um Destacamento. No ano de 1970 passou a se denominar 3º Pelotão da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar.

No ano de 1983, o Pelotão foi transformado na 3ª Companhia do 3º BPM, tendo então se deslocado da avenida João Correa  para a rua Duque de Caxias, 561, no bairro Centenário, em prédio cedido pela empresa Calçados Paquetá. Possuía uma área de atuação que abrangia os municípios de Sapiranga (sede), Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Santa Maria do Herval.

No ano de 1998, recebeu o designativo de Órgão Policial Militar, cujo efetivo previsto era de 119 Policiais Militares, tendo como área de ação somente o município de Sapiranga, cujo objetivo era possibilitar mais agilidade no encaminhamento dos assuntos atinentes à Segurança Pública, bem como maior eficiência no atendimento aos cidadãos clientes da Corporação, no momento em que houve supressão de comandos intermediários, passando a existir subordinação única ao Comando Regional de Novo Hamburgo.

Em setembro de 2000, o OPM foi instalado definitivamente na avenida João Correa, nº 1788, em prédio construído pelo CONSEPRO, em parceria com diversos segmentos da comunidade e Prefeitura Municipal, e cedido à Brigada Militar.

Em 20 de agosto de 2002, através da Portaria nº 001/DA-SMOV/2002, o OPM de Sapiranga passou a se denominar 32º Batalhão de Polícia Militar, considerando-se que historicamente identifica as Unidades de Polícia Ostensiva da Brigada Militar e facilita a relação com a comunidade e seus integrantes, dentro do espírito de Polícia Comunitária. Passou a ter em sua área de ação os municípios de Sapiranga (sede do BPM), Nova Hartz, Araricá, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos.

Em fevereiro de 2004, adaptando-se a uma nova realidade, o 32º BPM adquire elevada importância, pois, são agregados à sua área da ação mais quatro município, sendo eles: Parobé, Morro Reuter, Lindolfo Collor e Presidente Lucena.

Por fim, no ano de 2009, foi agregado o município de Taquara, estando hoje, com doze municípios sob a responsabilidade territorial do 32º BPM.

Data da criação e número do documento de criação: por força da Portaria nº 001/DA-SMOV/2002, publicada no Boletim Geral nº 160/2002, de 21 de agosto de 2002, a qual altera o designativo e nomenclatura dos Destacamentos Especiais,  passou a se denominar de Destacamento Especial Sapiranga para 32º Batalhão de Polícia Militar.