Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 3° RPMon

O 3º Regimento de Polícia Montada teve sua origem e sede provisória no município de Alegrete, criado através do Decreto no. 4.582, de 07 de outubro de 1930. Seu primeiro comandante foi o Ten Cel Jorge Pellegrino Castiglione cuja estrutura inicial era composta por dois esquadrões. Com o fim da revolução de 1930 o Regimento completa o seu efetivo com voluntários e consegue organizar quatro esquadrões de homens guerreiros. No ano seguinte a sua criação, em 1931, o Regimento desloca ao município de Passo Fundo, onde se instala definitivamente.

Em 1932, o Regimento e as demais unidades operacionais da Brigada Militar fizeram a vanguarda das forças em operações no fronte sul sob o comando do GAL WALDOMIRO LIMA no movimento revolucionário no Estado de São Paulo.

Em 1961 teve nova denominação, passando a ser chamado de 2° Batalhão Policial, através do decreto no. 12.280, publicado em 21 de abril.

Em 1964 foi sede provisória do governo estadual quando o SR GOVERNADOR ILDO MENEGHETTI e todo o seu secretariado saíram da capital do Estado e se instalaram neste quartel.

 Em 1968 houve nova denominação, quando o então 2O. BATALHÃO POLICIAL, através do decreto no. 19.466, de 18 de dezembro, passou a ser denominado 3O. REGIMENTO DE POLíCIA RURAL MONTADA.  Em 13 de agosto de 1974, novamente modificou o nome passando a se denominar REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA, cuja denominação vem sendo mantida até os dias atuais.

O 3º RPMon é unidade mãe de diversas “frações importantes” desta região, pois, a sua área abrangia, entre outros, os municípios de TRÊS PASSOS, CRUZ ALTA, ERECHIM e CARAZINHO, os quais tiveram um desmembramento passando a sediar em épocas diferentes, Órgãos Policiais Militares em nível de Batalhões da Brigada Militar.

A Brigada Militar acompanhou a evolução da História e da concepção empregada para defender o Estado passou a executar o policiamento ostensivo na defesa do cidadão. O 3º RPMon, também conhecido por REGIMENTO Coronel PELLEGRINO, em homenagem a seu primeiro Comandante, também sofreu transformações para cumprir a nobre missão de proporcionar segurança pública à comunidade, abrindo-se assim, uma nova e brilhante página da história desta gloriosa unidade da Brigada Militar.

Além da rotina de polícia ostensiva também se envolveu em episódios diversos tais como conflitos agrários no Rio Grande do Sul, com destaque para as Operações Encruzilhada Natalino, Fazenda Brilhante, Fazenda Annone e Fazenda Santa Elmira, entre tantas outras operações, não menos importantes. Contudo, apesar das inúmeras adversidades, soube cumprir todas as missões com  coragem, e bravura ímpar do seu efetivo de oficiais e praças, não resultando estas escaramuças campesinas, nenhuma vítima fatal, bem como, preza pela preservação dos direitos fundamentais de todas as pessoas.

O 3o Regimento cumpre com honradez e legitimidade a sua missão constitucional de segurança pública, através das várias formas de policiamento seja, policiamento ostensivo montado, policiamento comunitário ou especial, sempre desenvolve ações de proteção aos direitos, com a rotina de atendimento de ocorrências nas mais diversas formas de conflitos que vai desde a assistência a adolescência em situações de risco ao acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica.

Participa ativamente em diversas comissões nos municípios de sua área, desenvolve um programa constante contra a violência e o uso de drogas através do PROERD, sendo incansável defensor dos direitos humanos em sua área de atuação. Atualmente o 3o. RPMON é composto por três esquadrões de polícia montada e sua área abrange 22 municípios da região do planalto médio atingindo aproximadamente 300 mil pessoas, contando com valorosos e zelosos policiais militares. 

Brigada Militar