Sobre o 36º BPM
A Brigada Militar, Instituição criada na data de 18 de novembro de 1837, cujo a missão constitucional é realizar o Policiamento Ostensivo Preventivo e fardado, teve início no município de Farroupilha, na década de 70, quando pertencia ao 10 BPM de Vacaria. O prédio localizava-se na Rua Júlio de Castilhos 1426, na área central da cidade.
Em 9 de Setembro de 1974, com a criação do 12º BPM em Caxias do Sul, passou a denominar-se 3º Pelotão, da 3º Cia/PM de Bento Gonçalves. Nesta época, as atividades administrativas eram no prédio situado na rua Independência, 1344, local onde encontra-se atualmente.
Em 16 de Junho de 1998, Farroupilha passou a contar com o Efetivo de uma Companhia.
Em 27 de Julho de 1998 o OPM passa a ligar-se diretamente com o Comando Regional de Policia Ostensiva da Serra.
Em 01 de abril de 2004 com a nova organização da Brigada Militar, a 3ª Cia PM em Farroupilha passou a ter responsabilidade territorial sobre os municípios de Carlos Barbosa, Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar.
Na data de 27 de Julho de 2006, passou a ser denominado 36ºBPM, com responsabilidade territorial sobre os municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Ipê.
PELOTÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS(POE) DO 36º BPM
Criado em 2011, pelo Coronel Leonel da Silva Bueno, com a necessidade de um maior número de integrante em virtude do crescimento de ocorrências na área do 36º BPM.
Atua em diversas ocorrências de vulto, como Roubo a Banco, estabelecimentos comerciais e outros. Atua em grandes eventos atendendo também os demais municípios que compõe a área do 36º BPM.
PELOTÃO MIRIM DA BRIGADA MILITAR
Composto por filhos de Policiais Militares da ativa e reserva do efetivo do 36º BPM- Farroupilha, e também de filhos de simpatizantes da comunidade.
PROERD
A 1ª Companhia Farroupilha realiza O PROERD há 17 anos, tendo formado mais de 28 mil alunos do 5º ao 7º ano.