Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Avante

Para melhor atender as necessidades da sociedade, as organizações públicas necessitam estar em constante processo de aprimoramento, seja através do lançamento de novos serviços, da realização de modificações administrativas ou da implementação de melhorias operacionais. Devem ser estabelecidas diretrizes estratégicas para a Instituição, as quais guiarão suas ações de longo prazo visando a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Contexto no qual também é necessária uma metodologia estruturada para possibilitar que sejam priorizadas as necessidades mais latentes e, consequentemente, sejam definidos os resultados a serem alcançados, criando-se uma cultura de gestão.

Um trabalho no qual a Brigada Militar vem se reinventando, valendo-se da estratégia organizacional e da gestão de seus processos como base para sua evolução.

Tendo como chave para alcançar seus objetivos o “Programa Avante” que possui como pilares a gestão por resultados, a reestruturação dos processos e a maturidade na gestão de projetos estratégicos, o compartilhamento de boas práticas e a valorização profissional, através do reconhecimento dos efetivos e da ampliação do processo de aprendizado organizacional:

1. Gestão por Resultados: Trata-se de um processo estruturado que envolve todos os Integrantes da Corporação, tendo como fim o cumprimento das metas e os resultados necessários ao seu crescimento institucional. Um trabalho organizado através do qual acompanhamos ações e indicadores por todas as Áreas da Instituição, transformando-se estratégias em resultados.

2. Projetos e Processos: Na reestruturação dos processos buscamos a melhoria dos procedimentos relacionados à qualificação e o crescimento das pessoas, as estruturas e a tecnologia, visando aprimorar o aprendizado organizacional e a melhoria contínua. Tal como já foi alcançado no processo de compras e atualmente se almeja para o atendimento do fone 190. Um trabalho através do qual também se busca o fortalecimento da cultura da gestão de projetos alinhados às diretrizes estratégicas da Instituição.

3. Boas Práticas: O compartilhamento de iniciativas bem-sucedidas visa auxiliar a Instituição no processo de conhecimento, aprendizagem e reprodução das melhores práticas já utilizadas e as quais ainda podem ser aprofundadas e melhoradas. Um processo no qual também se valoriza e estimula a inovação.

4. Valorização Profissional: Fundamentado nos pilares anteriores, encontra-se a valorização dos Policiais Militares e o reconhecimento das equipes de trabalho. Seus desafios e suas conquistas. O bem-estar e a satisfação através de iniciativas de reconhecimento e de melhoria da qualidade de vida dos Servidores, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Brigada Militar