Brasão do 35°Batalhão de Polícia Militar
O Brasão de Armas do 35º BPM foi criado pelo Decreto Estadual nº 46.106, de 23 de Dezembro de 2008, publicado no Diário Oficial nº 250. É formado por dois escudos estilo francês, sobrepostos, sendo o escudo interno partido em duas faixas verticais contendo em seu interior a cabeça de um leão, as pistolas Clark e os números três e cinco.
O escudo externo na cor verde representa a esperança, a honra, a amizade, o serviço, o respeito, a força, a alegria, o espírito, a cortesia e a solicitude.
A cabeça do leão colocado no chefe à direita do escudo interno consagra a origem no 2º BPM : “Dois de Ouro, o Leão da Brigada”.
O escudo interno com a borda em vermelho significa o valor, a intrepidez, o ânimo valoroso, o espírito decidido; e partido em duas faixas verticais.
A faixa na cor branca ocupa 30% do escudo interno, significando o progresso e paz que o Batalhão representa para a região.
Três estrelas de cinco pontas, no chefe do escudo externo, sendo uma dourada no centro, representando o Batalhão e duas prateadas nas extremidades, representando as duas Companhias que integram o Batalhão.
A faixa na cor amarela ocupa 70% do escudo interno, representando as riquezas da localidade geográfica do Batalhão, grande produtora de arroz e trigo.
No coração do escudo interno os números três e cinco, em números arábicos na cor preta, representando a dominação do Batalhão.
As Pistolas de Clarck, colocadas no cartão sinistro da ponta do escudo interno, na cor ouro, são o símbolo das Polícias Militares.
Na ponta do escudo externo, a data de criação do Batalhão: 20 de Agosto de 2002.
O Brasão foi idealizado e desenhado pela 1º Ten Élen Márcia Santos Ferreira.