Sobre o 7º BPM

Quartel do 7º BPM
18151045-qtl-7-bpm.jpg

O 7º BPM, Batalhão Coronel Barão – foi criado pelo Decreto nº 17.915, tendo como primeira denominação 5º Batalhão de Polícia, com sede em Três Passos. O Batalhão foi instalado oficialmente em 28 de agosto de 1966, tendo como primeiro quartel as instalações onde hoje se encontra o Hospital de Caridade de Três Passos. Em 31 de dezembro de 1968, o 5º Batalhão de Polícia passou a denominar-se 7º Batalhão de Polícia Militar, através do Decreto nº 19.466 de 18 de dezembro de 1968, tendo o mesmo dispositivo legal instituído o Coronel PM ANÍBAL GARCIA BARÃO como PATRONO do 7º BPM.

Seu 1° comandante sendo seu primeiro Comandante o Tenente Coronel Wellington Carlos Soveral, nomeado conforme Boletim Geral da BM n° 149, de 25 de Julho de 1966.

Em 25 de julho de 1970 foram inauguradas as atuais instalações do 7º BPM em Três Passos, com área de ação compreendendo 54 municípios da região norte/noroeste do Estado.

Atualmente o 7º BPM tem como área de ação, todos os municípios que compõem a Região Celeiro, quais sejam: Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Chiapetta, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha, perfazendo um total de 21 municípios e uma população de mais de 150.000 mil habitantes.

O 7º BPM além de executar diuturnamente as atividades de policiamento ostensivo, realiza constantemente diversos tipos de Operações Policiais sendo as mais importantes a Operação Avante Barão, desenvolvida em todos os municípios da área de atuação da Região Celeiro, Operação Golfinho em balneários da Região Celeiro, a Operação Papai Noel e Volta às Aulas em todos os municípios que compõe o Batalhão, Operação Fronteira nos municípios que fazem fronteira com a Argentina, além das Operações integradas nos diversos níveis com a participação da Polícia Civil, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Policia de Missiones e Gendarmeria Nacional da Argentina, com o objetivo de preservar a ordem pública, reduzir os índices de criminalidade e violência proporcionando uma segurança de qualidade para a comunidade regional.

A Operação Barão, em homenagem ao nosso patrono, destacou-se positivamente na comunidade regional e pela mídia, como um marco nas ações de prevenção, repressão e assim, redução da criminalidade, haja vista o emprego de todos os policiais militares simultaneamente, levando em conta as demandas de cada município.

O 7º BPM também realizada várias ações e atividades voltadas as comunidades mais necessitadas, muitas em parceria com os diversos órgãos municipais e estaduais, além de desenvolver alguns projetos e programas sociais, destacando-se o PROERD (Programa Educacional de Prevenção às Drogas e a Violência), Brigada Mirim e Escolinha de Trânsito.

O atual Comandante do 7º BPM, desde 2013, é o Major Diego Gonzalez Munari.