Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO-VRS

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS), originou-se no CPA 6 (Comando de Policiamento de área 6), que foi criado em 16 de dezembro de 1992, através do Decreto Estadual nº34.572, recebendo como missão a coordenação, planejamento, controle e fiscalização operacional, abrangendo as áreas do 15º Batalhão de Polícia Militar (15ºBPM), e 3º BPM (vale do Sinos), 8º BPM (litoral Norte) e 17º BPM (grande Porto Alegre). Atualmente a Região do Vale dos Sinos.

Instalado em 07 de junho de 1993 no quartel do Comando Geral, em Porto Alegre, teve sua sede fixada em agosto do mesmo ano em São Leopoldo, na Rua São Paulo, 1100, até dezembro de 1998, quando mudou-se para a Rua José Bonifácio, 842.

Em 25 de maio de 2000 se mudou novamente, desta vez para Novo Hamburgo, junto ao 3º Batalhão de Polícia Militar, onde permanece até a presente data.

Com os Decretos 40.349/2000 e o  40.624/2001 que estabeleceram nova divisão territorial para a Brigada Militar, o CRPO/VRS foi definido como sendo CRPO/10, passando posteriormente a chamar-se novamente de CRPO/VRS.

Características Regionais

A Região do CRPO/VRS, o Vale do Sinos, possui 1.422,27 Km, equivalendo a 0.49% da área do RS e uma população de 814.158 habitantes (7% da população do Estado).

 Em sua circunscrição o CRPO/VRS abrange 16 municípios cuja predominância étnica é de descendentes de Alemães e a economia baseada na indústria, especialmente no ramo coureiro calçadista.

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos localiza-se no eixo Porto Alegre- Caxias do Sul que concentra 64% da população gaúcha, sendo recortada por diversas rodovias.

Missão

Exercer na região do Vale dos Sinos, diuturnamente, as atividades de Polícia Ostensiva, objetivando a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, provendo, em consequência, Segurança Pública com eficiência.

Área de Ação

3º BPM – Sede Novo Hamburgo

25º BPM – Sede São Leopoldo: (Portão e Capela de Santana)

32º BPM – Sede em Sapiranga: ( Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Parobé, Presidente Lucena e Taquara).

Brigada Militar