Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 4º BPChoque

O 4º Batalhão de Polícia de Choque – 4º BPChq, foi criado por meio do Decreto nº 54.697, de 15 de julho de 2019, tendo sua sede em Caxias do Sul. Esta Unidade de choque se constitui em fração reserva do Comando-Geral, estando vinculados diretamente ao Subcomandante-Geral da Brigada Militar, ficando subordinado administrativa e operacionalmente ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Serra.

O 4º BPChq é uma Unidade especializada que atua como reserva tática para o apoio à OPM que tenha a sua capacidade operativa esgotada. Somada às demais Unidades de Polícia de Choque é responsável pelo desencadeamento de missões como atuação em controle de distúrbios civis, rebeliões e revistas prisionais, reintegrações de posse, policiamento em grandes eventos e ainda realiza o patrulhamento tático em recobrimento à área das Unidades com responsabilidade territorial.

Sua estrutura operacional é disposta de forma peculiar, de modo a oferecer níveis de resposta aos diferentes tipos de incidentes operacionais em demandas específicas de maior complexidade.

Brigada Militar