Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Consultas odontológicas

Agende eletronicamente sua consulta na Policlínica Odontológica Central/CMOBM

Os horários são disponibilizados mensalmente (DI: manter janela de 60 dias de agenda automaticamente). Fique atento pois a qualquer momento podem surgir vagas em caso de cancelamentos de consultas de outros pacientes. 

- Quem tem direito a atendimento odontológico? 

O CMOBM presta atenção odontológica aos policiais militares e bombeiros militares ativos e inativos, bem como aos funcionários civis da Brigada Militar, atendendo também os cônjuges e filhos até 24 anos (se estudantes e mediante comprovação). 

- Como funciona o serviço odontológico da POC do CMOBM? 

A Policlínica Odontológica Central (POC) está localizada na Rua Sete de Setembro nº372, esquina com Rua General Canabarro, no Centro de Porto Alegre, RS. O serviço funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h as 19h. 

São disponibilizadas consultas odontológicas com clínicos gerais (adolescentes e adultos) e nas especialidades de Odontopediatria (crianças até 12 anos e PNE), Periodontia (tratamentos gengivais) e Endodontia (tratamentos de canal). A equipe do CMOBM visa realizar um serviço resolutivo e não apenas paliativo, procurando evitar a necessidade de constantes reconsultas para solução dos mesmos problemas. Assim, a qualidade nos procedimentos é objetivo constante em nossas práticas. 

Nossos pacientes possuem horários agendados e usufruem de consultas em um tempo adequado para o bom desenvolvimento dos objetivos do profissional. São realizados diversos procedimentos clínicos, tais como: exames clínicos, radiografias, profilaxias (limpezas), restaurações diretas, extrações, cirurgias bucais, tratamentos gengivais e tratamentos de canal, conforme regula a NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 5.2/EMBM/2018. 

Em um contexto onde há uma grande demanda assistencial, podem surgir algumas dificuldades para acesso de todos os pacientes ao serviço, especialmente nas áreas de Periodontia e Endodontia. Neste sentido, contamos com o entendimento e a compreensão de todos. 

- Como é realizado o agendamento na POC do CMOBM? 

O agendamento das consultas pode ser realizado virtualmente ou presencialmente, na recepção da Policlínica Odontológica Central, ou ainda pelos telefones (51) 3288-2968 ou (51) 3288-2972. Os horários são disponibilizados mensalmente. Fique atento pois a qualquer momento podem surgir vagas em caso de cancelamentos de consultas de outros pacientes. 

- Documentos necessários no dia da consulta: 

Policiais e Bombeiros Militares da ativa e da reserva: 

- documento de identidade funcional atualizada. 

Servidores civis da Brigada Militar: 

- documento comprobatório de vínculo e lotação na Brigada Militar (certidão do RHE). 

Cônjuges: 

- documento de identidade com foto; 

- certidão de casamento ou certidão de união estável ou ofício do Cmt OPM atestando união estável há mais de 2 anos; 

- carteira do IPERGS com vínculo à matricula do servidor titular. 

Filhos (até 18 anos): 

- documento de identidade com foto ou certidão de nascimento; 

- carteira do IPERGS com vínculo à matricula do servidor titular. 

Filhos (entre 18 e 24 anos, se estudantes): 

- documento de identidade com foto; 

- carteira do IPERGS com vínculo à matricula do servidor titular. 

- comprovante de matrícula atualizado emitido por instituição de ensino. 

- Consultas de urgência: 

São consideradas urgências odontológicas casos de dor, sangramento ou traumas na região buco-maxilo facial. Consultas de urgência estão permanentemente disponíveis na Policlínica Odontológica Central, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 18h, sem necessidade de agendamento prévio. As demandas de urgência são atendidas conforme a disponibilidade do corpo clínico presente no momento, e obedecem a classificação de risco e/ou a ordem de chegada dos pacientes. 

- Informações sobre Inspeções de Saúde Bucal – IBS/IAS: 

Conforme regula a NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 5.4/EMBM/2020, as inspeções de saúde do militar estadual da ativa incluem o exame odontológico clínico, que pode ser realizado na POC do CMOBM. Toda vez que o militar agendar a inspeção de saúde na visita médica, deverá, também, agendar a inspeção odontológica. Na inspeção de saúde bucal, o militar deve preencher um questionário odontológico e ser submetido à inspeção de sua cavidade bucal. O exame clínico visa fazer o diagnóstico precoce das patologias bucais (cárie, gengivite, periodontite, câncer) e orientar o paciente em como resolver os problemas encontrados. 

Brigada Militar