Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 9º BPM

9º BPM
9º BPM

Em 12 de agosto de 1955, nasceu a “la cia de Policiamento”, a qual recebeu o nome de " Pedro e Paulo", cuja denominação se constituiu numa homenagem ao santo padroeiro do Rio Grande do Sul, São Pedro e São Paulo.

Seu 1º Comandante foi o então Cap PM Octávio Frota, que em 27 de fevereiro de 1956, lançou oficialmente este moderno serviço de policiamento em duplas, sendo comandada essa ação pelo então 2° Tem Clóvis Antônio Soares, com o seguinte juramento: " Prometo lembrar sempre que sou um policial em serviço e a sociedade vê em mim um guardião da ordem”, tornando-se assim o embrião dos serviços policiais da Brigada Militar nos moldes em que é realizado hoje.

Por decreto do Exmo. Sr. Governador do Estado, sob o nº 20.320 de 10 Jun 1970, passou a chamar-se de 9º BPM " Batalhão Voluntários da Pátria". O 9º BPM é a unidade responsável pelo policiamento na área central da cidade, englobando os principais órgãos públicos Federais, Estaduais e Municipais.

A 1ª Companhia de Policiamento, ficou sediada no quartel do 3º Batalhão de Caçadores. O quartel era a antiga residência de Veraneio da Baronesa do Gravataí, localizado às margens do Lago Guaíba, onde hoje se situa a Avenida Praia de Belas, no número 800.

O Cel Frota posteriormente galgou ao posto de Comandante Geral da Brigada Militar, comando exercido nos anos de 1963 a 1967. Reconhecido por Oficiais e Praças de gerações posteriores por sua dedicação, tenacidade e lealdade a sua Corporação, foi o idealizador e responsável pela construção do atual Hospital da Brigada Militar.

EXTINÇÃO DA GUARDA CIVIL

O Batalhão Pedro e Paulo, não foi apenas uma nova Unidade criada na Brigada Militar, mas também marco de uma nova mentalidade e filosofia no sentido de uma melhor e ampla prestação de serviço à comunidade Portoalegrense, efetuando policiamento em duplas nas ruas do centro da capital Riograndense.

Em 1967, com a extinção da Guarda Civil, a Brigada Militar assumiu o Policiamento Ostensivo e de trânsito. O 9º BPM ganha o reforço de novas viaturas, entre elas o VW Fusca, camionetas GM Veraneio e Lambretas, visando dinamizar o atendimento de ocorrências policiais.

VISITAS DE AUTORIDADES AO 9ºBPM

Várias autoridades e personalidades visitaram o 9°BPM nas décadas de 60 e 70. As fotos ilustram as visitas do Governador Peracchi Barcellos e do cantor Teixeirinha.

PROXIMIDADE COM A COMUNIDADE ESCOLAR

O 9º BPM sempre esteve próximo à comunidade escolar orientando alunos e professores na tradicional “operação volta às aulas com segurança” que busca aproximar o policial junto às escolas para efetuar e atuar de forma preventiva na ocorrência de delitos e acidentes de trânsito.

CRIAÇÃO DE UMA NOVA SEDE

No ano de 1975, o Governo do Estado decide iniciar a construção de um quartel novo para o 9° BPM, devido ao avançado estado de deterioração das instalações do Casarão da Baronesa do Gravataí. O Novo quartel começou a ser construído no então pátio interno do Casarão, que foi sendo removido aos poucos, até a conclusão das obras, em dezembro de 1981.

Nascia então o novo e atual quartel do 9º Batalhão de Polícia Militar.

VISITA DO PAPA

Durante a visita de Sua Santidade, o Papa João Paulo II a Porto Alegre em julho de 1980, coube ao 9º BPM a responsabilidade pela segurança externa da Catedral Metropolitana.

CRIAÇÃO DO GATE

Coube ao 9º batalhão a honra de ver nascer no seu aquartelamento, o embrião do hoje Grupo de Ações Táticas Especiais da Brigada Militar(GATE). Em 1989 foi criado o comando tático CT-9 sendo seus oficiais fundadores os então 2º Tenente Heitor de Sá de Carvalho Júnior e Augusto Mamede Freitas de Lima, atuais oficiais superiores da corporação.

O TOQUE FEMININO

Em 1993 o 9° batalhão recebeu o toque feminino que lhe faltava: foi incorporado ao batalhão o efetivo oriundo da companhia de policiamento feminino denominada Cia Fem, era criada a 6ª companhia PM conhecida dentro do nosso quartel como companhia feminina. A primeira comandante da 6ª companhia foi a 1° Tenente Silvia Vissot Bittencourt.

CRIAÇÃO DA PATRULHA FLUVIAL NA 4ª CIA

Em 1994 o 9º BPM de forma Pioneira criou na 4ª companhia responsável pelo policiamento das Ilhas do pavão, Grande dos Marinheiros, Das Flores e Ilha da pintada, a Patrulha Fluvial, que a bordo da lancha "Voluntários da Pátria" realizou inúmeras ações nessas orlas, proporcionando segurança às populações ribeirinhas do arquipélago do Lago Guaíba de responsabilidade do batalhão.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar