Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 20º BPM

20º BPM
20º BPM

Inicialmente denominado Destacamento Especial do Sarandi (DES), foi criado através do Decreto nº 38.107, de 22 de Janeiro de 1998, e sua instalação foi determinada pela Portaria nº 037/1998-EMBM, sendo desmembrado do 11º Batalhão de Polícia Militar, ato oficial realizado no dia 08 de Junho de 1998.

Em 20 de Agosto de 2002, teve sua designação alterada para 20o Batalhão de Polícia Militar, através da portaria número 001/DA/2002, do Comandante Geral da Brigada Militar. Com sua sede no bairro Jardim Lindóia é a unidade da Brigada Militar responsável pelo Policiamento Ostensivo da zona norte da capital cujos limites territoriais são:

Ao NORTE: BR 290 (Freeway) e Rio Gravataí;

Ao SUL: Av. Ipiranga e Campus Agronomia da UFRGS;

A LESTE: Arroio Feijó, Alvorada e;

A OESTE: Divisa com o 11º BPM, através da Ruas Visconde do Ouro Preto, Gomes de Freitas, Ernesto Pellanda, no Bairro Itu Sabará e Rua Ala, na Vila Bom Jesus.

Sua área de ação compreende aproximadamente 120 km² de extensão territorial. Possui 45 Vilas e 14 Bairros, com aproximadamente 350 mil habitantes fixos e uma população flutuante na faixa de 150 mil pessoas oriundas dos municípios e bairros vizinhos. Tem características mistas de área residencial, comercial e industrial. Destacamos a sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, (FIERGS), o Parque Chico Mendes, o Porto Seco, o Complexo Cultural do Porto Seco e o complexo rodoviário do Triangulo da Avenida Assis Brasil.

Operacionalmente a Unidade se desdobra atualmente em 2 Cias, sendo uma Cia Operacional, responsável pelo policiamento ostensivo preventivo e o atendimento de ocorrências, além das equipes especializadas como Patrulha Escolar Comunitária, Patrulha Maria da Penha e Base Comunitária Móvel. Esta Cia possui sua sede junto ao quartel do Batalhão. Uma Cia Especial, com sede no Bairro Itu/Sabará, que desenvolve várias operações de polícia ostensiva contando com o Grupo de ROCAM (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motos), Patrulha Comercial, Patrulhas Tático Móveis, bem como as operações especiais como nos casos de reintegração de posse, controle de distúrbios civis, manifestações populares, dentre outras ações. O 20º BPM, também conhecido como o Gigante da Zona Norte, é o Batalhão da Brigada Militar responsável anualmente, pelo policiamento interno e externo do Carnaval de Porto Alegre, que ocorre desde 2003 no Complexo Cultural do Porto Seco, demonstrando elevado grau de responsabilidade e profissionalismo do efetivo engajado, ensejando para que essa Festa Popular, que reúne milhares de pessoas nas noites de folia, transcorra de modo seguro e tranquilo.

O Batalhão “Major Vieira” em poucos anos de sua criação se tornou referência da Região, tendo recebido de sua comunidade em 2004 o título de Amigo Do Bairro e em Novembro de 2013, na Câmara Municipal de Porto Alegre, homenagem pelos Relevantes Serviços prestados na área de segurança de sua Região.

Para tal seus Quadros Organizacionais tem sido qualificados em diversos Cursos a fim de atualizar e aperfeiçoar os profissionais de segurança pública, na técnica, tática e doutrinas para bem servir a sociedade, repercutindo ações eficientes na Zona Norte e também no Centro da Capital, quando requisitados em apoio ao Comando da Corporação. 

O Ten Cel Fernando Gralha Nunes, desde 02 de abril de 2018, dada inicial de seu Comando, desenvolve com seus Oficiais e Praças a filosofia e estratégia Institucional de Polícia Comunitária, Proativa e Preventiva que tem por foco a identificação, priorização e resolução de problemas que afligem a região. Acredita que além de repressão ao crime, somente ações preventivas em parceria com o público-alvo podem ter o resultado desejado, na melhoria da qualidade de vida, tendo por Meta o estreitamento de laços que resultarão em maior confiança e estado de segurança efetivo.

Diante de tal cenário, de sucesso e realizações plenas, importa ao Comando do 20º BPM, na data de seu 20o aniversário, prestigiar e reconhecer os Relevantes Serviços prestados pelos seus integrantes e também para aquelas pessoas que colaboraram para o pleno êxito das missões desempenhadas por tão destacada e importante Jovem Unidade da Brigada Militar.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar