Sobre o 6º RPMon

O 6° R P Mon que teve suas origens no Município de Lavras do Sul, em 13Mai70, com denominação de 2° Esquadrão de Polícia Rural Independente, conforme Decreto Estadual Nr 20.277, sendo Governador do Estado o Exmo. Sr. WALTER PERACHI BARCELLOS, Cel Reformado da BM, e Cmt Geral o Sr. Cel IRIOVALDO MACIEL DE VARGAS, tendo como missão executar o Policiamento Ostensivo numa área composta pelos municípios de Lavras do Sul, Bagé, São Gabriel, Dom Pedrito, Pinheiro Machado e Herval do Sul, com um efetivo de 409 PMs.

Posteriormente, o 2º Esquadrão de Polícia Rural Independente perdeu o Comando do município de Herval do Sul, e recebeu os municípios de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista.

Anterior a criação do 2º Esquadrão de Polícia Rural Independente estava instalado em Lavras do Sul um grupo de Polícia Montada, fração subordinada ao 2º Regimento de Polícia Rural Montada, em Livramento, composta por 10 PMs, sob o Comando de um sargento, suas principais instalações situavam-se em um prédio alugado da Rua Maria Barcelos, esquina com a Rua Sete de Setembro, nº 150, até a conclusão do Quartel, iniciando-se as obras em agosto de 1970 e inaugurado em 01Dez73, sendo Governador do Estado, na época, o Exmo.sr. EUCLIDES TRICHES, e Comandante Geral da Brigada Militar, o Sr. Coronel CLÓVIS ANTONIO SOARES, e Prefeito de Lavras do Sul, o Exmo. Sr. ADÃO TEIXEIRA SILVEIRA.

Em 13Ago74, o 2º Esquadrão de Polícia Rural Montada Independente, foi transformado em 6º Regimento de Polícia Montada, através do Decreto Estadual nr 23.246, tendo como Comando o Major ORESTES PEREIRA DOS ANJOS.

Esta OPM desde a sua criação em 04Set94, pertenceu ao Comando de Policiamento de Área 1 (CPA l) com sede na cidade de Pelotas, sendo que em 09Set98 o Esquadrão foi transformado em Destacamento Especial de Bagé, por ato do Sr Cmt Geral da BM, Sr Cel DILAMAR VIEIRA DA LUZ tendo sua responsabilidade territorial os municípios de Bagé, Pinheiro Machado, Dom Pedrito, Hulha Negra, Candiota e Aceguá, e através do BG nr 171.

Sendo o primeiro Comandante pela nova estrutura, o Major LUIZ LOPES CORREA, que permaneceu no cargo até 15 de setembro de 1999;

Em 11Jun2001, ocorreram modificações que alteraram a OPM do município de Lavras do Sul do nível de 6º Regimento de Polícia Montada para Pelotão, e a OPM do município de Bagé de Destacamento Especial de Bagé para 6º Regimento de Polícia Montada, conforme Decreto Estadual nr 113, de 15Jun2001, o 6º RPMon transferiu-se para a cidade de Bagé localizado na Rua Pintor Candido Portinari, nr 310.

Atualmente o comandante da unidade é o Tenente Coronel SERGIO ALEX LAYDNER MEDINA, que assumiu o comando em 18 de julho De 2016, tendo como responsabilidade operacional toda a região da campanha, que inclui os municípios de Bagé, Acegua, Candiota, Lavras Do Sul, Caçapava, Dom Pedrito, Hulha Negra e Santana da Boa Vista.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar